Conforto
Empresa da capital é especializada em tratamento acústico e eliminação de ruídos automotivos. Serviço pode variar de uma simples troca de forração da porta até o desmonte total do carro, que recebe novo revestimento com materiais especiais
Publicado em 13/05/2009 | Roberto Massignan Filho
Este trabalho é meticuloso e envolve profissionais com conhecimentos de mecânica automotiva e de acústica, diz Márcio Meissner, um dos sócios da empresa 100 Ruído, localizada na capital e que atende modelos de todas as marcas, independente do ano. Como um carro é feito a partir de milhares de peças, a possibilidade de que uma entre em atrito com a outra com o passar do tempo é grande. De acordo com Meissner, esse problema é causado principalmente pela ausência de um revestimento mais reforçado nos espaços que separam as guarnições. Desta forma, quando solicitados, os técnicos desmontam o carro e o revestem com três tipos diferentes de materiais – amortecimento, absorção e isolamento acústico (borracha e feltro). Fios soltos no interior do painel também podem ser a causa de muita irritação. Para eliminar esse foco de barulho, os fios são embrulhados com fitas de espuma. Além de evitar que eles fiquem soltos, o material absorve os ruídos.
Fotos: Arquivo pessoal/Márcio Meissner
Ampliar imagem Ampliar imagem Ampliar imagemPorta de uma Parati antes de receber a forração
Porta do Volkswagen Bora com material de absorção acústica
Painel de uma Blazer é desmontado para ser isolado
Gol com camada de amortecimento acústico e de absorção no teto
Com larga experiência na área automotiva, Meissner confirma que todos os veículos podem ser melhorados com o tratamento acústico oferecido pela empresa. O resultado é altamente satisfatório com o carro se tornando bem mais silencioso em relação aos níveis dos ruídos de rodagem, como, por exemplo, vento, pingos de chuva na lataria, escapamento, pneus e motor.
O tratamento acústico realizado pela empresa é oferecido em cinco níveis, a escolha do consumidor. No primeiro as portas e laterais do carro recebem materiais de absorção acústica. No segundo nível, este trabalho é acrescido com a colocação de material de amortecimento. No nível três, a instalação destes materiais se estende para o assoalho, caixas de rodas, túnel do câmbio e porta-malas. No quarto nível, o teto é incluído no processo e além da camada de amortecimento acústico e de absorção ainda pode receber opcionalmente o isolamento térmico. Já no último nível, todo o carro é trabalhado e o seu painel é desmontado para que toda a fiação seja protegida com fitas de espuma ou feltro.
De acordo com Meissner, o serviço custa a partir de R$ 50 para a eliminação de ruídos e de R$ 250 para o tratamento acústico. O trabalho demora conforme o modelo de carro e o nível do tratamento escolhido pelo consumidor. Caso o carro tenha de ser desmontado por completo pode demorar de quatro a cinco dias.
Serviço:
100 Ruído – Rua Nilo Cairo, 159, (41) 3079-3991, ou pelo site (www.100ruido.com.br).
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